Imprimir esta página

Categorias competitivas

As competições de remo olímpico podem ser divididas nas seguintes categorias, seguindo um padrão internacional:

1) Categorias por Sexo
2) Categorias por Idade
3) Categorias por Peso
4) Categorias de Remo Adaptado
5) Categorias Olímpicas

 

Categorias por Sexo

Masculino (M): Barco formado apenas por remadores homens.

Feminino (W): Barco formado apenas por remadoras mulheres.

Misto (MIX): Barco formado 50% por remadores homens e 50% por remadoras mulheres. Barcos mistos apenas são permitidos em provas da categoria master (veja categorias por idade) ou de remo adaptado.

Timoneiros: Os timoneiros são considerados parte da equipe, porém não há restrições quanto ao seu sexo. Um barco masculino pode ter uma timoneira mulher, assim como um barco feminino pode ter um timoneiro homem. No entanto, os timoneiros devem se adequar na mesma categoria de idade dos remadores. Estas regras não se aplicam aos Jogos Olímpicos, Jogos Olímpicos da Juventude e Jogos Paralímpicos.

 

Categorias por Idade (Nível)

Junior (J): Remadores com no máximo 18 anos de idade. No Brasil, adota-se a idade mínima de 12 anos para iniciar no remo. Porém, não existem contraindicações para a prática do remo por idade, desde que realizada com supervisão e treinamento adequados.

Sub 23 (B): Remadores com no máximo 22 anos de idade. São atletas que já estão acima da categoria Junior, mas ainda precisam de mais aperfeiçoamento para chegar ao nível Sênior.

Sênior: Remadores a partir dos 19 anos de idade. Categoria onde se encontram os remadores de alto rendimento. Não há um limite de idade para participar dos campeonatos, o que define a longevidade da carreira do atleta são seus resultados. O maior medalhista olímpico do remo mundial, o britânico Steve Redgrave, ganhou sua quinta medalha de ouro consecutiva aos 38 anos de idade.

Master: Remadores acima dos 27 anos de idade. Podem ser tanto atletas que já passaram pelas categorias anteriores como atletas que iniciaram a prática depois dos 27 anos. A maioria dos atletas nesta categoria busca o esporte por lazer e saúde, de modo que as competições de nível Master são mais focadas em socialização e amizade. Dentro da categoria Master ainda existem 13 categorias distintas, nomeadas de A até M, que identifica os atletas pela idade.
• A – 27-35 anos de idade
• B – 36-42 anos de idade
• C – 43-49 anos de idade
• D – 50-54 anos de idade
• E – 55-59 anos de idade
• F – 60-64 anos de idade
• G – 65-69 anos de idade
• H – 70-74 anos de idade
• I – 75 – 79 anos de idade
• J – 80 – 82 anos de idade
• K – 83 – 85 anos de idade
• L – 86 – 88 anos de idade
• M – 89 em diante

 

Categorias por Peso

Como a força e o tamanho da remada entre os atletas é influenciada pelo peso corporal e altura dos remadores, existem categorias que diferenciam os remadores em:

Classe Aberta ou Peso Pesado: Inclui todos os atletas com peso acima da categoria Peso Leve. Em alguns países, é comum que os remadores de alto rendimento sejam altos e tenham uma capacidade física acima da média. A altura dos remadores Peso Pesado varia entre 1,90 m e 2,06 m para homens, nas mulheres a média internacional é de 1,86 m.

Peso Leve (L): Barco formado por remadores com, no máximo, 72,5 kg para homens e 59 kg para mulheres (sendo que a média de peso do barco deve ser de 70kg por atleta para homens e 57 kg por atleta para mulheres). Esta categoria é comum entre os remadores brasileiros que competem em nível Sênior, devido às características físicas da população.

Categorias de Remo Adaptado

O Remo Adaptado (também chamado de Remo Paralímpico ou Para-Remo) é praticado por pessoas com deficiência ou limitação física, visual ou déficit intelectual, que tenham mobilidade mínima de braços. O Remo Adaptado é categorizado pelo tipo de deficiência física.

PR1 (Braços e Ombros): Barco formado por remadores que possuem somente mobilidade de ombros e braços. Esta categoria está presente apenas nos barcos individuais: PR1 Single Skiff Masculino (PR1 M1x) e PR1 Single Skiff Feminino (PR1 W1x). Os remadores utilizam assento fixo e equipamento de proteção obrigatório.

PR2 (Tronco e Braços): Barco formado por remadores que possuem mobilidade nos troncos e nos braços. Existe apenas um tipo de barco: PR2 Double Skiff Misto (PR2 Mix2x), sendo um homem e uma mulher, ambos com assento fixo.

PR3 (Pernas, Tronco e Braços): Barco formado por remadores que possuem mobilidade nas pernas, troncos e braços. Existem dois tipos de barcos: PR3 Quatro Com Misto (PR3 Mix4+), formado por dois homens, duas mulheres e um timoneiro; e PR3 Double Skiff Misto (PR3 Mix2x), formado por um homem e uma mulher.

 

Categorias Olímpicas

Atualmente, nos Jogos Olímpicos são realizadas 14 provas de remo.

Masculino: Single Skiff (M1x), Double Skiff (M2x), Four Skiff (M4x), Dois Sem (M2-),
Quatro Sem (M4-), Oito Com (M8+).

Masculino Peso Leve: Double Skiff (LM2x).

Feminino: Single Skiff (W1x), Double Skiff (W2x), Four Skiff (W4x), Dois Sem (W2-),
Oito Com (W8+).

Feminino Peso Leve: Double Skiff (LW2x).

As provas que são realizadas no Campeonato Mundial, e que não fazem parte do programa olímpico, são conhecidas como provas não-olímpicas.

 

Fonte: http://www.remobrasil.com/remo/categorias-de-remo e http://www.worldrowing.com