Notícias

Notícia retiradas do site da Confederação Brasileira de Remo (www.remobrasil.com.br)

Site oficial da Confederação Brasileira de Remo, entidade responsável pelo remo no Brasil.
  1. Captura de tela 2026-01-20 212518

    O remo brasileiro inicia a temporada 2026 dedicando atenção especial aos jovens atletas. A nova geração se reúne a partir desta quarta-feira, 21, no Rio de Janeiro, para um training camp de 10 dias visando a disputa da primeira competição internacional do ano: o Campeonato Sul-americano Sub-19 e Sub-23, que ocorre de 24 a 29 de março, em Porto Alegre (RS).

    Atenta à renovação de atletas e com um planejamento a longo prazo, a Confederação Brasileira de Remo (CBR) acompanhará de perto 25 remadores, de 11 clubes. Todos os convocados têm até 19 anos e contarão com o apoio de nove treinadores e uma equipe multidisciplinar, incluindo preparadores físicos, fisioterapeutas, massoterapeuta e psicóloga.

    “A definição dos convocados ocorreu a partir de dois critérios técnicos: o mapeamento de resultados nas principais competições de 2025 e o levantamento de dados antropométricos e de ergometria de todos os atletas sub-19 do país. Sabemos que é o início de um trabalho visando o Sul-americano, no fim de março, e a organização deste training camp nos possibilita observar alguns jovens remadores mais de perto”, explica o Coordenador de Remo Clássico da CBR, Fernando Mello.

    Uma das competições monitorada pela equipe técnica da CBR foram os Jogos da Juventude, realizados em Brasília. Cinco atletas que se destacaram na competição de remo indoor acabaram selecionados: Ana Clara Farias (Riachuelo-SC), Davi Mendes (Vasco da Gama-RJ), João Pedro Duarte (Centro Português-RS), Lucas Echs (Riachuelo-SC) e Paulo Moisés de Almeida (Paysandu-PA), todos de 16 anos.

    “É importante destacar que a participação no training camp não garante estes atletas automaticamente no Sul-americano. Eles precisarão conquistar suas vagas na Seletiva Nacional, em fevereiro, e estarão na Seleção Brasileira aqueles que atingirem os melhores resultados dentro dos critérios estipulados pela confederação”, diz Mello, referindo-se à competição classificatória, que ocorre simultaneamente ao Campeonato Brasileiro de Barcos Curtos, de 25 de fevereiro a 1 de março, em São Paulo.

    Veja abaixo a lista completa de convocados:

    FEMININO
    Amanda Marques – Álvares Cabral (ES)
    Ana Clara Farias – Riachuelo (SC)
    Ana Gabriella Barbosa – Paysandu (PA)
    Clara Tomaz – Álvares Cabral (ES)
    Helena Ewald – América (SC)
    Julie Aragão – Botafogo (RJ)
    Kamilly Freitas – Centro Português (RS)
    Linda Otto – Martinelli (SC)
    Maria Eduarda da Silva – Vasco da Gama (RJ)
    Manuela Azevedo – Riachuelo (SC)
    Sophia Almeida – Botafogo (RJ)
    Lavinnia Cabral – Flamengo (RJ)
    Letícia Hosch – Aldo Luz (SC)
    Yasmin Matias Viana – Flamengo (RJ)

    MASCULINO
    Adelmo Comel Neto – Martinelli (SC)
    Arthur Azevedo – Riachuelo (SC)
    Arthur Dias – Centro Português (RS)
    Davi Mendes – Vasco da Gama (RJ)
    Iuri Moraes – Aldo Luz (SC)
    João Pedro Duarte – Centro Português (RS)
    Lucas Echs – Riachuelo (SC)
    Lucas Kröeff – Grêmio Náutico União (RS)
    Martín Aquines – Aldo Luz (SC)
    Paulo Moisés de Almeida – Paysandu (PA)
    Pedro Paulo Rodrigues – Flamengo (RJ)

    TREINADORES
    Marquinho Martins
    Roque Zimmermann
    Thiago Almeida “Capi”

    TREINADORES CONVIDADOS
    Antôno Silva
    Djalma Rocha
    Lucas Tedesco
    Thainá Korpalski
    Willian Giaretton

    EQUIPE MULTIDISCIPLINAR
    Flávia Rocco (fisioterapeuta)
    Flora Cristina (massoterapeuta)
    Josué Moraes Filho (preparador físico)
    Marisa Markunas (psicóloga)
    Priscila Marques (fisioterapeuta)
    Roberta Lima (nutricionista)
    Salete Coelho (preparadora física)
    Thiago Chalhub (médico)

    *Os clubes são aqueles que os atletas representavam quando a convocação foi publicada oficialmente

    ==

    Crédito da foto: Abelardo Mendes Jr/COB


  2. 54806129899 b44f36c80c o

    A segunda edição do Campeonato Brasileiro Interclubes de Beach Sprint acontece entre os dias 28 e 30 de novembro, em Vitória (ES). Realizada na Praia da Curva da Jurema, a competição é mais um marco importante para o desenvolvimento da modalidade no país, agora oficialmente integrante do programa dos Jogos Olímpicos Los Angeles 2028.

    O evento é organizado pela Confederação Brasileira de Remo (CBR), em parceria com a Federação de Remo do Espírito Santo (FEARES), o Clube de Natação e Regatas Álvares Cabral e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

    Ao todo, 12 clubes estão confirmados no campeonato: Aldo Luz (SC), América (SC), Botafogo (RJ), Flamengo (RJ), Grêmio Náutico União (RS), GPA (RS), Martinelli (SC), Paulistano (SP), Saldanha da Gama (ES), Sport Recife (PE) e Team Beach Sprint (RS), além do anfitrião Álvares Cabral.

    Três atletas que representaram o Brasil no Mundial de Antalya, no último mês de outubro, também estarão em Vitória: David Souza, quinto colocado no individual; Thalita Rosa, que alcançou às oitavas de final; e Vangelys Reinke.

    Outra novidade é a transmissão ao vivo das semifinais e das finais da competição pela Time Brasil TV. No sábado, as provas serão exibidas a partir das 10h15 (horário de Brasília). Já no domingo, as disputas pelas medalhas de ouro têm início às 9h.

    Confira maiores informações sobre o evento: https://remobrasil.com/boletins/boletins-informativos/225-temporada-2025/2825-009-cbi-remo-de-praia
     
    Crédito da foto: Satiro Sodré/Remo Brasil

  3. 54805035822 dcfea0e7ce o

    No dia 25 de novembro de 2025, celebramos os 48 anos da Confederação Brasileira de Remo (CBR). É uma data que nos convida a olhar para trás com reconhecimento e para frente com responsabilidade. Quase cinco décadas se passaram desde que a nossa entidade ganhou vida, em 1977, impulsionada pela determinação de dirigentes, atletas, treinadores, clubes, federações e tantos outros profissionais que acreditaram — e seguem acreditando — no potencial transformador do remo brasileiro.

    Antes de conquistarmos a autonomia administrativa, o remo, assim como diversas modalidades olímpicas, esteve sob a gestão da antiga Confederação Brasileira de Desportos (CBD). A virada histórica ocorreu em 25 de novembro de 1977, quando nove das dez federações estaduais filiadas se reuniram em Assembleia Especial para fundar oficialmente a CBR. Naquele momento, foi escolhida uma diretoria provisória liderada por Lon Menezes, ex-campeão brasileiro e sul-americano, que já vinha contribuindo como diretor do Departamento de Desportos Aquáticos da CBD desde 1975. Em 1979, Lon iniciaria seu mandato de três anos, marcando o início de um período de organização administrativa e expansão nacional da nossa modalidade.

    No cenário internacional, o remo brasileiro consolidou conquistas importantes. Em Los Angeles 1984, alcançamos nosso melhor resultado olímpico até hoje, com o quarto lugar no Dois Com, tripulado por Ângelo Roso, Valter Hime e Nilton “Gauchinho” Alonço. Em 2004, escrevemos um novo capítulo histórico com a estreia do remo feminino brasileiro nos Jogos Olímpicos, protagonizada por Fabiana Beltrame. Sete anos depois, em 2011, a mesma Fabiana voltaria a colocar o Brasil em posição de destaque ao conquistar o inédito título mundial e a vencer uma etapa da Copa do Mundo.

    Chegar aos 48 anos significa celebrar uma caminhada construída por muitas mãos. Mas significa também reafirmar compromissos. Como presidente da CBR, tenho convicção de que honrar esse legado exige fortalecer nossas bases, modernizar a gestão, ampliar investimentos e garantir que o remo brasileiro continue avançando de forma sustentável e inclusiva. Nada disso é possível sem o engajamento da nossa comunidade: dirigentes, clubes, federações, atletas, árbitros, colaboradores e todos que, de alguma forma, dedicam parte de suas vidas ao nosso esporte.


    Seguimos juntos, com orgulho do que já conquistamos e confiança no que ainda vamos construir.


    Vida longa à Confederação Brasileira de Remo! 
    Vida longa ao remo brasileiro!

    Luiz Felipe da Silva
    Presidente da CBR desde abril de 2025
  4. Captura de tela 2025-11-06 182418

    Já pensou em visitar a Expo Brasil Paralímpico e, na sequência, remar na Raia Olímpica da USP?

    Essa é a experiência que a Confederação Brasileira de Remo (CBR) está oferecendo a todos os visitantes de seu estande na 2ª edição da feira, que acontece de 6 a 8 de novembro, das 10h às 19h, no São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, KM 1 – Vila Água Funda).

    Em parceria com os clubes paulistanos Bandeirantes, Corinthians, Paulistano e Pinheiros, a CBR vai promover aulas experimentais gratuitas de remo, com acompanhamento profissional, na Raia Olímpica da USP. A ação tem como objetivo aproximar o público do esporte e incentivar novos praticantes da modalidade.

    Para participar, basta visitar o estande da CBR na Expo Brasil Paralímpico e acessar o QR Code disponível. As vagas são limitadas e distribuídas por ordem de chegada.

    ==
    Crédito da foto: Alessandra Cabral/CPB

  5.  SS 2561

    Com recorde de inscritos, a edição 2025 do Campeonato Brasileiro Interclubes Barcos Longos tem início nesta quarta-feira, 8, no Rio de Janeiro. Ao longo de cinco dias, sempre a partir das 9 horas, a competição reunirá 309 atletas, de 27 clubes, incluindo representantes do remo olímpico e paralímpico.

    Estão confirmados no evento: a atleta olímpica Beatriz Tavares, 12º lugar no Mundial de Xangai 2025; as duplas campeãs dos Jogos Pan-americanos Júnior Assunção 2025: Lara Pizarro/ Jennifer Silva e Daniel Passold/João Ferreira; e os atletas paralímpicos Cláudia Santos, Jairo Klug, Valdeni Junior, Diana Barcelos, Alina Dumas e Jucelino Silva, entre outros.

    “É motivo de muito orgulho termos mais de 300 inscritos no CBI Barcos Longos, com representantes de diversos estados brasileiros, e ainda mais especial ver tantos remadores de altíssimo nível competindo. Isso só comprova a força e a qualidade do remo nacional”, afirma o Presidente da CBR, Luiz Felipe da Silva.

    Os dois primeiros dias de competição terão as provas qualificatórias, com a repescagem programada para sexta-feira. As finais ocorrerão no fim de semana. A abertura do CBI Barcos Longos primeiro dia de competições contará com disputas de double skiff e four skiff nas categorias sub-19 e sub-23.

    ==

    Crédito da foto: Satiro Sodré/CBR

  6. CBR POST NOTA10 site

    A Confederação Brasileira de Remo (CBR) recebeu nota 10 no programa Ética, Gestão e Transparência (GET), do Comitê Olímpico do Brasil (COB), em 2025. O projeto, que tem como objetivos avaliar e aprimorar a administração esportiva das entidades esportivas, avaliou nove áreas de conhecimento: Governança; Estratégia; Transparência; Processos Suporte; Educação e Segurança; Compliance; Gestão Esportiva; Mulher no Esporte; e Comunicação e Marketing.

    “Quando iniciamos o mandato à frente da CBR, um dos nossos compromissos era modernizar a gestão da confederação. Obter a nota máxima em um programa que avalia a maturidade organizacional da nossa entidade mostra que estamos remando na direção correta”, afirma o Presidente da CBR, Luiz Felipe Silva.

    Tendo em vista que o GET é um dos critérios adotados pelo COB para definir como será feito o repasse do recurso público oriundo da Lei das Loterias, a CBR garante o valor máximo neste quesito. Para atingir a nota máxima, a entidade realizou um trabalho de cerca de oito meses, onde precisou inserir evidências referentes a 35 temas e mais de 300 perguntas.

Federação de Remo de Brasília

SCN – Setor Comercial Norte - Quadra 04, Bloco "B", Sala 702, Parte 999 - Asa Norte 
Brasília/DF – Cep: 70714-020
E.mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.